Pular para o conteúdo principal

Edital simplificado ITCP/IFF 01/2018

INCUBADORA TECNOLÓGICA DE COOPERATIVAS POPULARES -
INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE
Edital Simplificado ITCP/IFF Nº 001/2018

Seleção simplificada por tempo determinado para contratação de Bolsistas de Apoio Técnico em Extensão no País (ATP – A) e Apoio Técnico em Extensão no País (ATP – B), para atuar junto à Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do Instituto Federal Fluminense (ITCP/IFF) no Projeto selecionado através da Chamada CNPq 27/2017: “Empreendimentos Solidários no Território: fortalecendo e expandindo a atuação nas regiões norte / noroeste fluminense e Vale do Itabapoana”, no âmbito do convênio celebrado com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

O objetivo geral do Projeto é estimular e fomentar a Economia Solidária nas regiões de atuação da ITCP/IFF.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. Este processo seletivo será regido pelo presente Edital e sua operacionalização caberá à Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares.
1.2. O presente processo seletivo visa ao provimento do número de vagas definido neste Edital, de acordo com o Protocolo de Cooperação Técnica celebrado com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e o Termo de Aceitação de Apoio Financeiro junto ao CNPq.

2. DOS OBJETIVOS
2.1. De acordo com as características locais das regiões de atuação da ITCP/IFF, o Projeto envolve, dentre outras atividades, o apoio a Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) incubados e pré-incubação de novo empreendimento, bem como organização de eventos voltados para a Economia Solidária, compreendendo, dentre outros:

a) Realizar atividades de educação econômica e administrativa focadas na economia solidária junto aos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) incubados;
b) realizar evento de âmbito regional: Feira Regional de Economia Solidária e Agricultura Familiar;
c) realizar evento de âmbito regional: I Seminário Regional sobre Economia Solidária;
d) ampliar a atuação da ITCP/IFF na região através de atividade de pré-incubação;
e) pesquisar e detectar possíveis alimentos tradicionais artesanais da região que possam ser enquadrados nas características de Indicação Geográfica.
f) realizar capacitação técnica e atuação voltada para Boas Práticas de Fabricação (BPF) em Empreendimentos Econômicos Solidários que atuam na produção de alimentos artesanais;
g) estabelecer prazo de vida útil para alimentos artesanais produzidos por EES;

2.2. DAS ATIVIDADES DOS BOLSISTAS

O candidato selecionado deverá atuar no cumprimento das atividades constantes do plano de trabalho proposto pela ITCP/IFF, conforme discriminado a seguir.

2.2.1 Bolsista de Apoio Técnico em Extensão no País – Nível A (ATP – A):

2.2.1.1 Atividades Gerais para todos os bolsistas:
a) Participar das reuniões de incubação;
b) Participar de reuniões da equipe de incubação;
c) Participar dos Grupos de Estudo propostos;
d) Participar de atividades de fortalecimento do movimento da Economia Solidária, tais como minicursos, seminários, fóruns, reuniões, encontros, etc.
e) Elaborar relatórios bimestrais de prestação de contas.
f) Participar do processo de sensibilização dos indivíduos para o Projeto;
g) Participar da elaboração de artigos e relatórios técnicos para divulgação dos resultados do Projeto para a comunidade científica;
h) Divulgação dos resultados do projeto em evento institucional do IFFluminense, em outros eventos e por meio de publicações;

2.2.1.2 Atividades específicas:
a) Vaga 01 (uma vaga) – Bolsista de Apoio Técnico em Extensão no País (ATP – A) com as seguintes atividades específicas, dentre outras:
- sensibilização e formação voltadas para autogestão, cooperativismo e economia solidária junto aos Empreendimentos Econômicos Solidários e aos membros da ITCP/IFF;
- atuar na formação dos Empreendimentos, orientando sobre procedimentos básicos de administração;
- assessoria aos empreendimentos solidários, fornecendo apoio e esclarecimento sobre as formas de organização solidária, bem como facilitando e auxiliando nos procedimentos necessários para sua implantação, captação de recursos, etc.

b) Vaga 02 (uma vaga) – Bolsista de Apoio Técnico em Extensão no País (ATP – A) com as seguintes atividades específicas, dentre outras:
- ação junto aos Empreendimentos Econômicos Solidários incubados para desenvolvimento do Monitoramento-Planejamento-Avaliação;
- realização de atividades como oficinas e aulas expositivas envolvendo cálculos matemáticos simples para uso nas questões administrativas do empreendimento, tais como controle financeiro e controle de estoque;
- apoio aos empreendimentos na elaboração do controle financeiro, estimulando e capacitando os grupos no uso de planilhas e outros instrumentos facilitadores de controle;
- sensibilização e estímulo à cultura do planejamento pelos grupos incubados, demonstrando sua importância para a sustentabilidade do empreendimento.


2.2.2 Bolsista de Apoio Técnico em Extensão no País – Nível B:

2.2.2.1 Atividades Gerais para todos os Bolsista de Apoio Técnico em Extensão no País (ATP – B):
a) Participar das reuniões de incubação;
b) Participar de reuniões da equipe de incubação;
c) Participar dos Grupos de Estudo propostos;
d) Participar de atividades de fortalecimento do movimento da Economia Solidária, tais como minicursos, seminários, fóruns, reuniões, encontros, etc.
e) Elaborar relatórios bimestrais de prestação de contas.

f) Divulgação dos resultados do projeto em evento institucional do IFFluminense, em outros eventos e por meio de publicações;

2.2.2.2 Atividades Específicas:

a) Vaga 01 (uma vaga) – Bolsista de Apoio Técnico em Extensão no País (ATP – B) com as seguintes atividades específicas, dentre outras:
- Elaboração de Prazo de Vida Útil de alimentos artesanais elaborados pelos EES da área de alimentos;
- Acompanhamento da produção de alimentos artesanais para apoio ao controle de qualidade e implementação das Boas Práticas de Fabricação nos empreendimentos solidários;
- Auxílio na elaboração de manuais e cartilhas relacionados com controle de qualidade dos produtos nos empreendimentos solidários.

b) Vaga 02 (uma vaga) – Bolsista de Apoio Técnico em Extensão no País (ATP – B) com as seguintes atividades específicas, dentre outras:

- Apoio às ações de comunicação e multimídia, com ênfase em em produção audiovisual;
- Acompanhamento da produção de alimentos artesanais para apoio ao controle de qualidade e implementação das Boas Práticas de Fabricação nos empreendimentos solidários;
- Auxílio na elaboração de manuais e cartilhas relacionados com controle de qualidade dos produtos nos empreendimentos solidários.
- Pesquisa bibliográfica e levantamento local de alimentos típicos de grupos tradicionais incubados;
- Estudos sobre Indicação Geográfica e suas formas de registro no Brasil; detecção de potencialidades dentre os alimentos típicos de grupos tradicionais incubados;

3. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO E OBTENÇÃO DA BOLSA, VALORES E OUTRAS INFORMAÇÕES.

As características e valores de remuneração das Bolsas seguem normas e procedimentos específicos do CNPq.

ATP-A: Bolsistas deverão possuir terceiro grau completo, exercendo atividades técnicas de nível superior. Deverão apresentar experiência e domínio em atividades demandadas pelo projeto, estando relacionados com as atividades específicas indicadas no item 2.2. É desejável experiência em educação popular e projetos de geração de trabalho e renda no âmbito da economia solidária.
Número de Bolsas: 02 vagas (RETIFICADO)
Valor da Bolsa: R$550,00 mensais
Período da bolsa: de 9 meses, com possibilidade de prorrogação de 3 meses em caso de prorrogação do período de execução do Projeto.

ATP-B: Bolsistas deverão ser profissionais com nível médio completo, exercendo atividades técnicas de nível intermediário e de média complexidade. É desejável possuir curso técnico ou experiência relacionados com as atividades específicas indicadas no item 2.2.
Número de Bolsas: 02 vagas
Valor da Bolsa: R$400,00 mensais
Período da bolsa: 9 meses, com possibilidade de prorrogação de 3 meses em caso de prorrogação do período de execução do Projeto.

4. DAS INSCRIÇÕES:

4.1. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do preenchimento do formulário em anexo, acrescido do currículo (currículo lattes ou em formato PDF), para o e-mail incubadora@iff.edu.br . É imprescindível que seja indicada a bolsa a que o inscrito está se candidatando.

4.2. A ficha de inscrição e currículo deverão ser encaminhados entre os dias 09 de janeiro e 18 de fevereiro de 2018, exclusivamente através do e-mail incubadora@iff.edu.br . Escrever no assunto do e-mail: Inscrição Edital Simplificado 01/2018.

4.3. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar o desconhecimento.

4.4. Os interessados poderão obter maiores informações sobre o processo seletivo através do telefone: (22)3833-9850 R 4224, ou através do e-mail incubadora@iff.edu.br

5. DA ENTREVISTA

Somente serão convocados para entrevista os inscritos que cumprirem todas as condições indicadas neste Edital. No ato da entrevista, que compõe este processo seletivo, o candidato deverá apresentar documento de identidade e CPF.

6. DA SELEÇÃO

6.1. O processo seletivo será conduzido por comissão julgadora constituída por membros da ITCP/IFF, sendo realizado em duas etapas: análise do currículo (eliminatória) e entrevista (classificatória).

A avaliação levará em conta os seguintes aspectos:
a) Experiência Profissional;
b) Disposição ao desenvolvimento de trabalho junto aos empreendimentos solidários;
c) Desenvoltura.

6.2. Em caso de empate, a classificação será feita pelo melhor desempenho na entrevista.

7. DOS RESULTADOS

O resultado da seleção será publicado em mural no campus Bom Jesus do Itabapoana, Instituto Federal Fluminense, no endereço eletrônico https://itcpiff.blogspot.com.br/ e em outros canais de divulgação.

8. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

Inscrições: 09/01/2018 a 18/02/2018. Exclusivamente via internet.
Entrevistas: 20/02/2018 a 23/02/2018. Presencial (o candidato receberá e-mail informando dia e hora da entrevista).
Local das entrevistas: Instituto Federal Fluminense, campus Bom Jesus do Itabapoana, Prédio do Laguinho – RJ. Av. Dario Vieira Borges, 235, Bairro Parque do Trevo, Bom Jesus do Itabapoana, RJ.
Resultado: a partir de 26/02/2018.

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Não serão aceitas inscrições fora dos prazos determinados neste Edital. Será de responsabilidade de cada candidato verificar as informações fornecidas na inscrição.
Informações adicionais poderão ser requisitadas pela ITCP/IFF.
Os casos omissos do presente edital serão resolvidos pela equipe da ITCP/IFF.
Aqueles interessados em participar da seleção constante no presente edital deverão estar cientes dos compromissos assumidos a partir do seu ingresso, tendo disponibilidade de carga horária semanal de 20 (vinte) horas, as quais serão distribuídas entre as atividades propostas no âmbito da ITCP/IFF.

Bom Jesus do Itabapoana, 09 de janeiro de 2018.

Paula Aparecida Martins Borges Bastos – Coordenadora ITCP/IFF


ANEXO – EDITAL SIMPLIFICADO ITCP/IFF Nº. 001/2018
FICHA DE INSCRIÇÃO


NOME:
ENDEREÇO:
TELEFONE:
ENDEREÇO ELETRÔNICO:
IDENTIDADE:
CPF:
FORMAÇÃO PROFISSIONAL:


MARQUE A BOLSA PRETENDIDA (conforme item 2.2.1 do edital):
BOLSA ATP-A : ( ) ATP-A Vaga 01                              BOLSA ATP-B ( ) ATP-B Vaga 01
                             ( ) ATP-A Vaga 02                                                            (  ) ATP-B Vaga 02

CURRÍCULO ENVIADO CONTENDO INFORMAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:
( ) LATTES (indicar link): __________________________________
( ) ARQUIVO PDF (enviar anexado ao e-mail de inscrição)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coordenadora da ITCP/IFF apresenta trabalho no V Congresso da Rede de ITCP's

Hoje a coordenadora da ITCP/IFF, Paula Aparecida Martins Borges Bastos, apresentou o trabalho "Empreendimentos Solidários no Território: fortalecendo e expandindo a atuação nas regiões norte/noroeste fluminense e Vale do Itabapoana" no V Congresso da Rede de ITCP's.

Difusão da Economia Solidária no noroeste fluminense é tema de trabalho apresentado na XI Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF

"Difusão da Economia Solidária: estimulando o desenvolvimento regional" foi o título do trabalho apresentado pela ITCP/IFF na XI Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF, em Campos dos Goytacazes, destacando as atividades desenvolvidas em municípios do noroeste e norte fluminense ao longo do ano.